Você é profissional da saúde, como enfermeiro ou técnico de enfermagem, e sente que seus direitos trabalhistas nem sempre são respeitados? Situações como plantões exaustivos, acidentes dentro do hospital e falta de pagamento de adicionais infelizmente são mais comuns do que se imagina, especialmente na rede pública.
Neste artigo, vamos esclarecer pontos importantes sobre os direitos trabalhistas de enfermeiros e técnicos de enfermagem, com foco em situações recorrentes como o plantão 12x36, acidentes de trabalho em hospitais e a possibilidade de indenização por condições inadequadas de trabalho.
Quando procurar um advogado para enfermeiros?
Muitos profissionais da saúde ainda não sabem, mas existem advogados especializados em enfermeiros e técnicos de enfermagem, com atuação voltada exclusivamente aos desafios enfrentados por quem está na linha de frente dos cuidados com a vida.
Se você trabalha em hospitais públicos ou privados e:
Está sendo escalado(a) para jornadas fora do padrão legal
Não recebe adicional de insalubridade ou periculosidade corretamente
Teve um acidente durante o plantão, sem a devida assistência
Recebe menos do que o piso da categoria
Ou mesmo já saiu do hospital, mas não recebeu os valores devidos na rescisão
É hora de buscar orientação jurídica.
Problemas com plantão 12x36: seus direitos podem estar sendo violados
O regime de 12x36 (doze horas de trabalho por trinta e seis horas de descanso) é comum em hospitais, mas deve seguir regras específicas previstas em lei. Você sabia que muitos hospitais não pagam corretamente o tempo extra ou ignoram os intervalos obrigatórios?
Além disso, há decisões da Justiça do Trabalho reconhecendo o direito ao pagamento de 30 minutos de hora extra por plantão em razão do tempo despendido para a troca de uniforme e preparação pré-turno.
Acidente de trabalho no hospital: o que fazer?
Os acidentes de trabalho em hospitais muitas vezes são tratados com descaso. Contaminações por materiais biológicos, quedas durante o plantão e lesões físicas devem ser registradas imediatamente e podem gerar indenizações, estabilidade provisória e até aposentadoria por invalidez, em casos mais graves.
Em muitos casos, o hospital tenta esconder o acidente ou não emite a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Isso é ilegal.
Indenização contra hospital público: é possível?
Sim. Mesmo em vínculos com entes públicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros podem buscar indenização contra hospitais públicos, especialmente quando há danos morais ou físicos, assédio moral ou condições insalubres de trabalho sem o devido adicional.
A via judicial correta dependerá do tipo de contrato e da natureza do vínculo, mas há sim direito à reparação, inclusive em casos de terceirização.
Profissional da saúde: você não está sozinho
Profissionais da saúde enfrentam uma rotina pesada e muitas vezes silenciam diante de abusos por medo de perder o emprego. Mas é possível agir de forma segura e legal para garantir seus direitos.
Se você está passando por alguma dessas situações, fale com um advogado para enfermeiros com experiência na área trabalhista da saúde.
Fale agora com um advogado especialista. Seu atendimento é sigiloso e personalizado.